Mordidas na creche, como lidar com essa situação

 

 

Quando colocamos nossos filhos na creche, não entendemos porque em algumas situações ele é mordido por outro amiguinho. Questões como essa deixam os pais muito angustiados, tanto de quem mordeu quanto o que foi mordido.

Para isso, é necessário que os responsáveis entendam que a criança está iniciando os primeiros contatos com o mundo e é através da boca que ela chora, mama e também brinca com os objetos levando-os até a boca para morder. Chamamos essa fase de conhecimento oral e que de certa forma é passageira. Sabemos também que a mordida pode ser uma forma de expressão de insatisfação ou de euforia por parte da criança.

O que fazer, então, nesse momento tão difícil para os pais e cuidadores da criança dentro da creche?

Em primeiro lugar, sempre se deve abaixar ao tamanho da criança e conversar com ela olhando em seus olhos. Quando o bebê entende pela sua fisionomia que você está triste ou zangado pela atitude dele, vai entendendo que o que ele fez não foi bom. Assim como, se seu filho fizer algo de bom, se deve elogiar com uma fisionomia de felicidade, já que eles ainda não sabem diferenciar o que é o bom ou o ruim.

Outro aspecto importante é a relação dos pais com a criança dentro de casa, pois as brincadeiras de mordida pela fofura do bebê podem confundi-lo do certo ou errado. Lembrando sempre que é nessa fase, antes da fala, que eles começam a se expressar oralmente e depois param de morder.

Os pais sempre devem ser avisados pela creche que a criança mordeu ou foi mordida.

Caso essa fase prorrogue por muito tempo ou a criança ainda esteja mordendo repetitivamente, sugerimos uma avaliação de psicólogos para ajudar os responsáveis e educadores a lidar melhor e compreender se existe algum outro motivo além do normal dessa fase oral.

 

Ana Cristina Lage

Diretora da Creche Escola Pintando o Sete

This entry was posted in Pintando o Sete. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>